O Japão foi um dos países mais sensacionais que já visitei e portanto super recomendado a quem está pensando em se aventurar do outro lado do mundo. Antes de arrumas as malas, ficam aqui 10 impressões/dicas e depois os links com as cidades que visitamos.
1. O Japão é um outro planeta. Livre-se que qualquer tipo de preconceito e prepare-se para entrar em um mundo civilizado com respeito as suas tradições e com o olhar voltado para o futuro.
2. A educação é real e altamente empregada por lá: bem-vindo, com licença e obrigada são palavras básicas. Aprenda a falar em japonês ou arrisque no inglês. Aliás muita gente fala inglês, mas muito com aquele sotaque incompreensível. Mas, uma coisa é certa, eles farão de tudo para ajudar.
3. Dependendo do seu tempo de viagem, escolha poucas cidades e reserve pelo menos uma semana para Tóquio. Nós acabamos fazendo uma viagem de japonês: aquela que chega faz foto e pronto. O que é bom que tem motivos de sobra para voltar.
4. Lixo: não há latas pelas ruas. Então, leve um saquinho para guardar seu próprio lixo e levá-lo de volta ao hotel.
5. Se você fuma, procure os locais apropriados nas ruas. Tem um cercadinho específico para isso. Nos restaurantes é liberado. Mas certique-se antes de cometer uma gafe.
6. Nos restaurantes, não há guardanapos de papéis. Os japoneses usam de pano e cada um leva o seu.
7. Faça reservas se quiser mesmo ir em algum restaurante específico e atenção aos horários. Na maior parte deles, o último horário é às 20h30. Em Tóquio, tem alguns bairros como Shibuya que tem opções abertas 24 horas.
8. No metrô, todos usam celulares, mas no silenciosa e apenas para enviar mensagens e jogar. Não se fala ao telefone para não incomodar os outros. Compre um chip de dados para poder fazer pesquisas, usar mapas e claro, o Google Translate na hora que a coisa apertar.
9. O Japão é um país para dummies. Tudo é explicado em placas com orientações em japonês, inglês e números. É só um pouqinho de lógica e não há como se perder. Nos trens, há filas específcas para vagões de 8 e 16 vagões. O trem que chega, tem o número na porta e a direção que vai. Não deixe de comprar o JR Pass. Ele permite viagens de trem pelo país todo e até em um circular em Tóquio. Reserve os trechos que vai fazer antecipadamente e prefira viagens pela manhã cedo ou fim do dia para aproveitar mais as cidades visitadas. Os pontos turísticos fecham por volta das 17hs.
10. Leve dinheiro para trocar ou retirar nos ATMs. Há vários lugares que não aceitam cartões, inclusive, restaurantes.
NOSSO ROTEIRO:
Tokyo
Gastronomia em Tokyo
Takayma
Shirakawa-gô
Kyoto
Nara
Naoshima
Hiroshima
Comentários
Postar um comentário