Estando no Mar Morto, um local "must go" é a fortaleza de Massada. Localizada no alto de uma montanha, construída quase em um precípio, é palco de uma história emocionante, além de uma arquitetura espetacular que faz com que se perguntem como foi possível construí-la 30 a.C?
Pois o Niemeyer do local é nada menos que o rei Herodes - conhecido depois de mandar matar todas as crianças judéias para evitar a ascenção de Cristo. Bem, naquela época, ele apenas procurava um local seguro para viver e não se fez de rogado.
O cara construiu um triplex em três pedaços de rocha e com luxos como piscina, banho turco, quartos e salas todos decorados com mosaicos. Nas áreas comuns, havia praças, sinagogas, torres de vigilia e um impressionante sistema de armazenamento de comidas que podia suprir os habitantes por mais de 10 anos e um engenhoso método para captar água das chuvas e das nascentes das montanhas que era recolhida em cisternas.
Tudo isso já vale a pena a visita, pois apesar de ser um monte de rochas, é muito bem sinalizado e com explicações detalhadas de cada espaço. Mas ainda, rola uma história mega heroíca. Primeiro, Massada foi conquistada por um grupo de judeus. Os romanos, não contentes com a derrota, foram retomá-las construindo um imensa rampa no lado ocidental da montanha e com a ajuda de flechas de fogo, conseguiram derrubar o portão e invadi-la.
Ao saber da aproximação do inimigo, os judeus tomaram uma decisão radical: preferiram se matar a virarem escravos. E fizeram uma espécie de sorteio para escolher quem assassinaria os companheiros primeiro e depois se suicidariam. Claro que isso rendeu um filme em Hollywood com Peter O´Toole no papel principal.
No pé da montanha, encontra-se um museu que reconstitui essa e outras belas histórias daquela época com exposição de cerâmica, utensílios e pergaminhos. Para subir a montanha, tem um funicular tipo bondinho do Pão de Açúcar e muitos, se arriscam a fazer o caminho a pé. Um outro programa que vale a pena, se o espírito aventureiro permitir, é ver o nascer do sol. Aliás, a visita só pode ser feita cedo pois depois o calor é insuportável. Por fim, fique atento também a programação de festas, concertos e shows de luzes que acontecem com frequencia por lá. Em 2001, a UNESCO declarou Massada Patrimônio Mundial da Humanidade.
Comentários
Postar um comentário